IRÃ X EUA – Nota do Itamarati não demonstra neutralidade

A neutralidade no conflito entre EUA e Irã é o melhor caminho para o Brasil. Bolsonaro já falou bobagem quando destacou ser o general morto ( e é) um terrorista, ambos são nossos parceiros comerciais

o governo Bolsonaro associou Soleimani ao terrorismo e reforçou sua estratégia de alinhamento a Washington.

Oficialmente, o Brasil só considera como terroristas os grupos al-Qaeda e Estado Islâmico, seguindo resoluções tomadas pelas Nações Unidas.

Mas atendendo um pedido do presidente dos EUA e considerando a aproximação de Bolsonaro tem com Israel,   governo brasileiro  cogita incluir na lista o movimento xiita libanês Hezbollah — que, junto com o palestino Hamas, é considerado inimigo de Israel.

Intitulada “Acontecimentos no Iraque e luta contra o terrorismo”, a nota mostra que o Brasil assumiu o lado americano no conflito entre EUA e Irã, apesar de também afirmar que o país está “pronto a participar de esforços internacionais que contribuam para evitar uma escalada de conflitos neste momento”.

“O Brasil acompanha com atenção os desdobramentos da ação no Iraque, inclusive seu impacto sobre os preços do petróleo, e apela uma vez mais para a unidade de todas as nações contra o terrorismo em todas as suas formas”, acrescenta o texto.

A nota afirma também que o “Brasil condena igualmente os ataques à Embaixada dos EUA em Bagdá, ocorridos nos últimos dias, e apela ao respeito da Convenção de Viena e à integridade dos agentes diplomáticos norte-americanos reconhecidos pelo governo do Iraque presentes naquele país”.

BOLSONARO PREVÊ O ISOLAMENTO DO IRÃ
Para Bolsonaro, uma eventual retaliação iraniana contra os EUA pelo ataque em Bagdá seria um gesto “suicida”. “Irã está se distanciando. Países que dão guarida a terroristas se isolam”, disse.

Bolsonaro ainda afirmou que o general iraniano Qassem Soleimani, morto por drones americanos em Bagdá, no Iraque, era uma pessoa “envolvida em ataques terroristas”.

Deixar uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial