Israel tem caça derrubado e ataca Síria

Um caça F-16 de Israel foi derrubado na manhã deste sábado, 10, no norte do país por forças antiaéreas da Síria.
O fato ocorreu em represália porque um drone iraniano invadiu o espaço aéreo israelense vindo da Síria foi abatido e apreendido por militares israelenses,

É a primeira vez em décadas, provavelmente desde o começo dos anos 80, que um jato israelense foi derrubado por fogo inimigo. No passado, a Síria deu declarações falsas afirmando que derrubou aeronaves israelenses.

Os militares israelenses afirmaram em um comunicado: “o ataque iraniano e a resposta síria uma violação grave e irregular à soberania israelense” – e acrescentaram que estão completamente preparados para “ações adicionais”. Após o ataque inicial nas instalações de lançamento de drones na Síria, Israel afirmou neste sábado que atacou outros 12 alvos no território sírio, incluindo 3 baterias de defesa antiaérea e 4 alvos iranianos “que são parte da instalação militar iraniana na Síria”.

O Irã e a Rússia – que têm auxiliado no apoio ao governo do presidente Bashar Assad na Síria – negaram qualquer papel na derrubada do jato israelense.
Os israelenses declararam que realizaram um “ataque em larga escala” contra o Sistema Sírio de Defesa Antiaérea e alvos iranianos na Síria, presumivelmente em resposta à derrubada do F-16

Leave a Reply