João Doria diz à CNN: "Temos dois vírus para combater no Brasil - o COVID-19 e o Bolsonaro"

João Doria diz à CNN: "Temos dois vírus para combater no Brasil - o COVID-19 e o Bolsonaro"
Em uma entrevista com a correspondente da CNN Internacional, Isa Soares, o Governador de São Paulo João Doria criticou a maneira como o presidente Jair Bolsonaro está lidando com a pandemia do coronavírus, dizendo “Temos dois vírus para combater no Brasil – o COVID-19 e o Bolsonaro”.
O presidente apoia os protestos contra o lockdown e se recusou a usar máscaras de proteção durante compromissos públicos. Na entrevista, Doria afirma que a atitude é um mal exemplo e insiste para as pessoas não o seguirem. “O comportamento do presidente Bolsonaro está errado. Ele é contra o isolamento social e as orientações de cientistas e médicos. Aqui em São Paulo fazemos o oposto. Nós apoiamos o isolamento, recomendamos que as pessoas usem máscaras de proteção e fiquem em casa – exatamente o contrário do que o presidente faz.”O Brasil tem quase 395.000 casos confirmados, o segundo maior número no mundo. Enquanto esses dados crescem, Doria alertou contra o relaxamento de qualquer medida de isolamento, mesmo na tentativa de estimular a economia. “Não é um problema econômico, agora é uma questão de saúde no Brasil e em outros 215 países ao redor do mundo. Nós temos que salvar as pessoas e depois a economia.”

No domingo (24), a Casa Branca anunciou a proibição de viagens para limitar a entrada nos Estados Unidos para qualquer pessoa que tenha estado no Brasil recentemente. Doria afirma que isso causaria um grande dano ao país e que “a relação diplomática e econômica com os EUA será afetada pela decisão do Presidente Trump”.

Mensagens-chave da entrevista:Doria sobre o banimento de viagens aos Estados Unidos:
“É um grande dano ao Brasil.”
“A relação diplomática e econômica com os EUA será afetada pela decisão do Presidente Trump.”

Doria sobre o comportamento do Bolsonaro:
“O comportamento do presidente Bolsonaro está errado. Ele é contra o isolamento social e as orientações de cientistas e médicos. Aqui em São Paulo fazemos o oposto. Nós apoiamos o isolamento, recomendamos que as pessoas usem máscaras de proteção e fiquem em casa – exatamente o contrário do que o presidente faz.”
Doria sobre o Bolsonaro dificultar seu trabalho:
“Ele vai à rua sem máscaras, promovendo aglomerações de pessoas em Brasília. Um comportamento equivocado e uma orientação errada. Isso é muito triste para o Brasil e torna tudo ainda mais difícil para os governadores do país.”

Doria sobre Bolsonaro enfraquecer mensagens sobre saúde:
“Nós orientamos as pessoas a ficarem em casa, usarem máscaras de proteção, respeitarem a medicina e não usarem cloroquina como uma solução ao coronavírus. O presidente do Brasil passa a mensagem oposta para a população. Então isso se torna muito difícil para nós. Hoje temos dois vírus para combater no Brasil – o COVID-19 e o Bolsonaro.”

Doria sobre seu apoio a outros governadores:
“Todos os governadores estão fazendo o trabalho correto. Fazendo, promovendo e assimilando o isolamento social.”

Doria sobre a discussão econômica:
“Nosso grande ataque não é contra a economia, e sim contra o coronavírus. Não é um problema econômico, agora é uma questão de saúde no Brasil e em outros 215 países ao redor do mundo. Nós temos que salvar as pessoas e depois a economia”.

Doria sobre a saúde vs. economia:
Temos que seguir as etapas. A primeira é salvar vidas. Essa é a prioridade e depois nós passamos para a economia. Temos tempos para isso, mas precisamos ter condições de saúde para fazer.”

Doria sobre a situação atual da cidade de São Paulo:
“Exatamente agora estamos sob controle. Não estamos em colapso ou esperando isso acontecer na cidade de São Paulo. Está sob controle.”

Sobre a Turner América Latina
A Turner Latin America, pertencente à WarnerMedia, é uma empresa global de entretenimento, esportes e notícias que cria conteúdo premium e oferece experiências excepcionais aos fãs de toda a região quando e onde eles escolhem assistir ao seu conteúdo favorito. Estes esforços são alimentados por informações baseadas em dados e tecnologia líder da indústria. A Turner possui e opera algumas das marcas mais valiosas do mundo, organizadas em cinco grupos de conteúdo: Infantil (Cartoon Network, Boomerang e Tooncast); Entretenimento (séries TNT, TNT, espaço, TCM, I.Sat, canal Warner, TBS, HTV, MuchMusic, Glitz * e truTV); Notícias (CNN Internacional, CNN em Espanhol, CNN Chile e HLN); e Esportes (esportes de TNT, esportes interativos digitais). Em televisão aberta, possui o canal Chilevisión no Chile. Também desenvolvidos na Argentina e Chile, GLOUD, uma plataforma de jogos de vídeo na nuvem que permite aos usuários jogar sem a necessidade de baixar ou ter console. http://prensa.turner.com/.

Sobre a WarnerMedia
A WarnerMedia é uma empresa líder em mídia e entretenimento que cria e distribui conteúdo premium e popular de uma variedade diversificada de talentosos storytellers e jornalistas para o público global por meio de suas marcas, que incluem: HBO, HBO Now, HBO Max, Warner Bros., TNT, TBS, truTV, CNN, DC Entertainment, New Line, Cartoon Network, AdultSwim, Turner Classic Movies e outros. A WarnerMedia faz parte da AT&T Inc. (NYSE:T), líder global em diversas áreas de telecomunicações, mídia, entretenimento e tecnologia