Nesta terça-feira (24/10) no Fórum Mãos Limpas & Lava Jato, promovido pelo jornal o Estado de São Paulo e pelo Centro de Parceria de Políticas Públicas (CDPP), o procurador da força-tarefa da Operação Lava Jato Deltan Dallagnol afirmou que Supremo Tribunal Federal ‘solta’ e ‘ressolta’ ‘corruptos e poderosos’
“O dinheiro continua circulando em malas anos depois do início da Lava Jato. Regras são gestadas no Congresso Nacional para beneficiar políticos. Ministros do Supremo soltam e ressoltam corruptos poderosos. Regras estão sendo gestadas no Supremo Tribunal Federal que implicarão enormes retrocessos na luta contra a corrupção.”
Prisão – 2ª instância
Juiz Sérgio Moro também presente ao Forum comentou sobre a possibilidade do STF mudar om entendimento da prisão após condenação na 2ª instância:
O juiz Sérgio Moro disse achar ‘prematuro afirmar que o Supremo pode mudar a questão da prisão em segunda instância’.“Alguns ministros podem mudar de opinião… mas acho que existe uma expectativa da sociedade, da imprensa, de que isso não mude. E não tem nada a ver com Lava Jato”, afirmou.
A função do STF
Moro disse que é um desvirtuamento do STF ter que se preocupar com questões concretas. A função do Supremo é discutir questões constitucionais e não ficar se debruçando sobre questões concretas. Imagino a frustração de um ministro, querendo decidir questões para toda a sociedade e em vez disso ter de ficar discutindo busca e apreensão…”, disse.
Com informações do Estadão.