Lista de Janot tem 83 inquéritos para o STF e 211 para outras instâncias

LISTA DE JANOT. ( Pedidos de abertura de inquéritos)
NOMES AINDA NÃO FORAM DIVULGADOS
83 pedidos de inquéritos para o STF ( não são 83 nomes de políticos,pode ser mais)
211 inquéritos para outras instâncias
07 arquivamento.
19 outras providências.
Total: 320 inquéritos.

Os inquéritos podem durar seis  a oito nomes

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou nesta terça-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) 83 pedidos de abertura de inquérito para investigar parlamentares e ministros citados nas delações de executivos da construtora Odebrecht.

Agora, caberá ao novo relator da Lava Jato no STF, ministro Edson Fachin, avaliar se autoriza ou não as investigações da chamada “nova lista do Janot”.

Os pedidos foram enviados para ao Supremo porque os alvos são autoridades com foro privilegiado, isto é, só podem ser investigados (e depois julgados, se for o caso) com autorização do STF. Governadores são investigados e julgados no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Naquela ocasião, coube ao então relator do caso no STF, ministro Teori Zavascki, dar aval para as investigações da chamada primeira “lista do Janot”. Teori morreu em janeiro em um acidente aéreo no litoral do Rio de Janeiro e foi substituído na função por Fachin.

Ao todo, 78 executivos e ex-dirigentes da empreiteira fecharam acordo de delação premiada. No final do ano passado, eles prestaram aproximadamente 950 depoimentos nos quais relataram como se dava a relação da construtora com o mundo político.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

JORGE RORIZ