Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

“Médico” vende curso nas redes sociais para purificar pessoas das vacinas

1. ‘Detox Covid’ – ISSO É FAKE NEWS. Vacinas não são tóxicas.

 

O médico José Nasser – já conhecido por divulgar tratamentos sem eficácia para a Covid-19 e criticar a vacinação – é um dos que lucram diretamente com a venda de informações falsas. Em curso chamado “Detox Covid”, ele promete explicar “por que não se faz vacinação em massa durante uma pandemia” e ensinar terapias para “purificar seu organismo das substâncias tóxicas presentes nas vacinas”. Divulgado por meio de newsletters e redes sociais, o material de 13 videoaulas é vendido por 497 reais, à vista, ou 608,76 reais, de forma parcelada.

Na divulgação, Nasser afirma já ter um total de 1.200 alunos. O montante garante que o médico recebeu ao menos 596.400 reais com a divulgação do material que relaciona as vacinas a ingredientes tóxicos – o que não tem lastro na realidade, explica a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai.

— Essa informação de que não se deve fazer vacinação em massa é totalmente errada. Primeiro que a vacinação já se mostrou eficaz em controlar a Covid-19, que com bilhões de doses aplicadas possibilitou uma melhora, não piora do quadro epidemiológico. Além disso, todas as vacinas têm um excelente perfil de segurança e não contam com nenhum ingrediente tóxico. Essa ideia é comum em falas antivacina porque esse movimento está muito relacionado à oferta de tratamentos que não funcionam, vendendo terapias alternativas não eficazes, e usam esses ataques à vacina para isso — diz a especialista. ( O Globo)