Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

Médicos sem Fronteiras comemoram 50 anos de existência

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias. Também é missão da MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos.

Bernard Kouchner, médico, político francês e um dos fundadores da organização, sublinha que a organizxação foi criada na França em 22 de dezembro de 1971,  para ajudar na crise humanitária provocada pela guerra no Biafra. Trezentos voluntários formaram o grupo inicial, entre eles médicos, enfermeiros e jornalistas. A organização completou 50 anos neste mês de dezembro de 2021.

A organização tem atualmente  64 mil colaboradores em 88 países e em todas as frentes, especialmente nas mais difíceis, como no Afeganistão, Madagáscar, Haiti, e Sahel. Por vezes com o risco de vida. Na Etiópia, três funcionários foram assassinados em Junho. A ONG financiada por doações privadas está também presente na luta contra a pandemia, e nas rotas migratórias, no Mediterrâneo ou na América Central.

Médicos sem Fronteiras no Brasil

A organização internacional de ajuda humanitária Médicos sem Fronteiras mantém um escritório no Brasil, no Rio de Janeiro na   Av. Rio Branco, 135 – 11º andar. CEP: 20040-912.  A entidade criada na França por médicos e jornalistas chegou ao Brasil em 1991 para ajudar a conter epidemia de cólera. Hoje se destaca na luta contra a pandemia causada pelo novo coronavírus. Em 2006, a  organização estabeleceu seu escritório no país com o objetivo de promover ações de comunicação, captar recursos financeiros e recrutar profissionais.

As doações devem ser declaradas no imposto de renda

As doações podem ser únicas com valores acima de R$ 10,00 ou um valor fixo mensal. Em conformidade com as regras da Receita Federal do Brasil, o doador precisa informar as doações realizadas em suas declarações financeiras, acompanhada dos respectivos valores.
Como não existe um valor mínimo de doação isento de declarar, todas as doações precisam ser informadas.

Lembrando que, segundo o Regulamento do Imposto de Renda – RIR (Decreto nº 9.580, de 22/11/ 2018), não há dedução no Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para doações a projetos como os realizados por MSF.

Os principais modos de ação de Médicos Sem Fronteiras

  • Assistência de saúde primária em centros de saúde e clínicas móveis;
  • Alimentação e nutrição;
  • Saúde materno-infantil;
  • Campanhas de vacinação;
  • Diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças específicas (malária, tuberculose, chagas, HIV/AIDS etc.);
  • Atendimento a feridos e cirurgia de guerra;
  • Cuidados de saúde mental;
  • Atendimento a vítimas de violência sexual;
  • Distribuição de alimentos e de itens de abrigo de primeira necessidade;
  • Construção e manutenção de estruturas de água e saneamento;
  • Recuperação de hospitais e clínicas;
  • Treinamento de profissionais (equipe MSF e parceiros de organizações governamentais e não governamentais);

Atendimento ao Doador

4004-5545 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 940 3585 (demais localidades de qualquer telefone fixo) Seg a Sex, 9h às 19h.

 

Jorge Roriz