Mesmo que Bolsonaro vença, PT terá 61 deputados na oposição

Reinaldo Azevedo

Saiba porque o PT continua com uma grande bancada no Congresso

O PT, reelegeu no primeiro turno os governadores da Bahia, do Ceará e do Piauí. É aliado de outros governadores já vitoriosos no Nordeste: em Alagoas, Renan Filho (MDB); no Maranhão, Flávio Dino (PCdoB); na Paraíba, João Azevêdo (PSB); em Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). A bancada petista no Senado cai de nove para seis.

O PT já tem seu lugar de poder assegurado a partir de 2019. Ainda que Jair Bolsonaro (PSL) vença a etapa final da disputa, no próximo dia 28, o partido passa a liderar a oposição. Estima-se que fará a maior bancada na Câmara dos Deputados, com prováveis 57 deputados. Elegeu, é verdade, 70 em 2014 e está agora com 61.

 

Previsão dos Institutos de pesquisas e resultados:

O candidato do PSL obteve 46,03% dos votos válidos. O Datafolha de sábado à noite antevia 40%; o Ibope, 41% — logo, o presidenciável ficou com 4,03 pontos além da margem de erro em um e 3,03 em outro. Para o petista, os dois institutos apontavam 25% — 27% no máximo. E, no entanto, ele obteve 29,28%. Erro? Bem, aí é preciso verificar o que aconteceu com a candidatura de Marina Silva (Rede), que ficou com 1% dos votos apenas. O Mais provável? Que seus eleitores tenham migrado para Haddad. Da mesma sorte, um candidato do terreno antipetista viu minguar seu percentual: é muito provável que parte considerável dos eleitores de Geraldo Alckmin tenha ido para Bolsonaro já nessa primeira rodada: o tucano viu os 8% que lhe davam os dois institutos se transformar em 4,76%.

Leiam o artigo Completo no Blog de Reinaldo na Rede TV

 

JORGE RORIZ