Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

Michele Bolsonaro perde ação contra a ISTO É

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) rejeitou recurso apresentado por Michelle Bolsonaro em processo em que a primeira-dama afirma que a revista IstoÉ a retratou de maneira machista em reportagem publicada em fevereiro do ano passado.

Na ação, Michelle cobrava uma indenização de R$ 100 mil, além de uma retratação, em razão do texto “O esforço de Bolsonaro para vigiar a mulher de perto”, no qual, segundo ela, a revista insinuou que estaria tendo um caso extraconjugal com o então ministro da Cidadania, Osmar Terra. Cabe recurso à decisão.

“[Os jornalistas] pautaram-se em informações mentirosas sobre suposto desconforto no casamento e construíram uma plêiade de conteúdo raso para disseminar a ideia de que a primeira-dama teria sido infiel a seu marido”, afirmou à Justiça o advogado de Michelle, Fabio Kadi. “Nitidamente se portaram de maneira machista, como se a primeira-dama fosse um objeto ou coisa a ser ‘vigiada’ por alguém.”

A Defesa da revista afirmou n que  “narrou questão pessoal da primeira-dama e do seu marido que tinham repercussão política e interesse público dadas as movimentações realizadas pelo presidente Bolsonaro na troca do ministro da Cidadania”.

O tribunal determinou que a primeira-dama pague R$ 15 mil em honorários à advogada da revista, Lucimara Ferro Melhado.

Segundo o , a reportagem não é ofensiva. “Na posição que ocupa, [Michelle Bolsonaro] está permanentemente sujeita a ter a vida esmiuçada porque suas atividades são, em geral, de interesse público, até porque muitas vezes pagas com dinheiro público.”

“Na posição que ocupa, [Michelle Bolsonaro] está permanentemente sujeita a ter a vida esmiuçada porque suas atividades são, em geral, de interesse público, até porque muitas vezes pagas com dinheiro público.”

desembargador J.B. Paulo Lima, relator do processo na corte