Ministério da Saúde anuncia protocolo nacional para tratamento de Covid- 19

Ministério da Saúde anuncia protocolo nacional para tratamento de Covid- 19

o Ministério da Saúde crê anuncia para setembro, um protocolo nacional oficial para o tratamento da Covid-19. Elaborado por grupo liderado pelo médico Carlos Carvalho, professor da USP, esse guia será formado por protocolos específicos para as diferentes etapas de cuidados.

Em agosto e setembro, os cinco protocolos finais deverão ser apresentados à Conitec, comissão que analisa a incorporação de tecnologias no SUS. Eles abordam desde a fase pré-hospitalar até as sequelas do pós-Covid.

“A grande vantagem é ter uma diretriz”, diz Carvalho, que conta com a colaboração de dezenas de sociedades médicas e científicas na elaboração do trabalho.

“Debati muito com o ministro [Marcelo Queiroga] sobre isso. No Sul e Sudeste, a letalidade de pacientes intubados ficava abaixo de 60%. Em hospitais públicos, abaixo de 70%, nos privados, abaixo de 50%. No Nordeste, por exemplo, a letalidade chegava a ser superior a 90% em alguns lugares”, afirma Carvalho.

O MS já anunciou  que as medicações, Ivermectina, cloroquina e Azitromicida, não tem efeito no tratamento de Covid e isso será informado no protocolo.

JR