Moro diz que a democracia brasileira não está ameaçada

“Deixa eu dizer alto e claro: a democracia não está em risco no Brasil”, afirmounesta segunda-feira o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela condenação à prisão do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato. O magistrado deu o recado antes de participar de evento na Universidade de Harvard. “Eu pedi permissão dos organizadores para fazer algumas observações sobre o que está acontecendo no Brasil. Isso vai parecer desnecessário para muita gente aqui. Mas eu acho importante falar algumas coisas.”

Moro afirmou que o que ocorre no Brasil é a luta pelo Estado de Direito, que terá como consequência o fortalecimento da democracia e poderá levar até a uma “economia mais forte” no Brasil

O magistrado mencionou trecho de discurso feito em 1903 pelo ex-presidente dos EUA, Theodore Roosevelt (1858-1919), para reforçar sua posição: “A exposição e a punição da corrupção pública é uma honra para uma nação, não uma desgraça. A vergonha está na tolerância, não na correção”.