Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

Mundo atinge 5 milhões de mortes por Covid

A Universidade Johns Hopkins, nos EUA, informou que o mundo atingiu nesta segunda-feira (1º) a marca de 5 milhões de mortes confirmadas pela Covid, doença que continua fazendo vítimas quase dois anos após o primeiro caso ser registrado em Wuhan, na China.

O número de casos de Covid registrados desde o início da pandemia ultrapassoi os 246 milhões. Devido as subnotificações em diversos países, a universidade estima que o número é ainda maior.

O Brasil é o segundo país com mais mortes por Covid registradas no período, com mais de 607 mil vítimas, ainda segundo dados coletados pela Universidade Johns Hopkins. Os Estados Unidos lideram o ranking com mais de 745 mil óbitos.
O avanço da vacinação contra a Covid freou a mortandade pela doença no mundo nos últimos meses, mas ocorre uma distribuição desigual das vacinas e nos países pobres apenas 3,5% das pessoas receberam ao menos uma dose, indicando uma grande disparidade no acesso a vacina.

A crise de Covid e a prevenção de futuras pandemias são temas do encontro do G20, que está sendo realizado em Roma neste fim de semana. 19 maiores economias do mundo, além de países da União Europeia,

“Os países do G20 devem cumprir com seus compromissos de compartilhamento de doses imediatamente”, afirmou, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

JR