Nasa alerta para seca e queimadas na Amazônia

O Portal Observatório da Terra, da Nasa, traz um alerta para o alto risco de incêndios florestais na Amazônia durante a estação seca, que começou em julho e vai até outubro.

A pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) Liana Anderson explica que os cientistas da Agência Espacial Norte Americana levaram em consideração as consequências do fenômeno El Niño.
A pesquisadora destaca, ainda, que um estudo do Cemaden, complementar ao da Nasa, relaciona, além da limpeza de pastagem, o uso do fogo no manejo da vegetação secundária. Este, segundo ela, é mais um fator que pode colaborar para a ocorrência de incêndios.
A pesquisa brasileira mostra uma relação dos incêndios florestais com o desmatamento. Segundo Liana, o processo de corte e queima ainda é a forma tradicional de abertura de novas áreas na Amazônia.
Ainda segundo a pesquisadora, os governos estaduais precisam investir no desenvolvimento de técnicas que auxiliem os agricultores rurais para que eles não precisem fazer o uso do fogo para trabalhar a terra. ( Agência Brasil)

JORGE RORIZ