Nasa descobre planeta do tamanho da Terra em zona 'habitável'

Nasa descobre planeta do tamanho da Terra em zona 'habitável'

A agência aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) anunciou na segunda-feira, 6, que o satélite TESS descobriu um planeta de tamanho semelhante ao da Terra. Como o astro está a uma distância intermediária de sua estrela, ele pode ter a presença de água líquida.

O descobrimento foi o primeiro do TESS, lançado em 2018 pela Nasa. A estrela TOI 700 é considerada pequena, com cerca de 40% do tamanho do Sol, e é 50% mais fria. O astro está próximo de três planetas: batizados de TOI 700 b, c e d, mas só o TOI 700 d está na zona habitável – isto é, nem tão próximo, nem tão distante da estrela, de modo que a temperatura permite a presença de água líquida.

O TOI 700 d é cerca de 20% maior que a Terra e orbita ao redor de sua estrela ao longo de 37 dias. Ele recebe 86% da energia que a Terra recebe do Sol.

Quando corrigimos os parâmetros da estrela, os tamanhos dos seus planetas se reduziram e nos demos conta que ele (o TOI 700 d) era do tamanho da Terra e (estava) na zona habitável”, explicou Emily Gilbert, estudante de pós-graduação da Universidade de Chicago.

Deixar uma resposta