Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

No governo Bolsonaro nenhuma meta de vacinação de doenças já existentes foram alcançadas

Todos nós estamos ansiosos pelo sucesso da vacina de covid 19, mas muita gente não toma vacinas e não leva seus filhos para vacinar contra graves doenças que podem ser previnidas por vacinas ja existentes

Em geral, a meta de vacinação de bebês e crianças costuma variar entre 90% para tuberculose e rotavírus e 95% para as demais.

O Brasil já chegou a ter 7 vacinas com cobertura dentro da meta. Nos últimos anos o alcanse da meta de vacinação tem se reduzido. Um dos principais motivos dessa constante redução nos é consequência de informações falsas contra as vacinas.

Dados do Programa Nacional de Imunizações,informa que os primeiros sinais de uma queda na vacinação começaram a ser registrados em 2015 e se agravaram em 2017, quando apenas a BCG atingiu a meta indicada, com 96,41 % e as demais tiveram queda.

Em 2018, mesmo em queda, 3 das 9 principais vacinas indicadas para bebes e crianças de até um ano atingiram o patamar ideal
mas em 2019, pela primeira vez em quase 20 anos o Brasil não atingiu a meta de vacinação para nenhuma das principais vacinas indicadas para esse grupo. (0 a cinco anos).

O maior índice de cobertura na vacinação de rotina EM 2019 foi registrado para a vacina tríplice viral, COM (91,6%) que protege contra o sarampo caxumba e rubéola. PORÉM FICOU ABAIXO DA META.

A vacina em 2019 que teve menor índice; com APENAS 69% foi a pentavalente que protege contra contra difteria, tétano; coqueluche e hepatite B. São doenças graves que podem matar ou deixar sequelas.

Leve seu filho para vacinar portando o RG ou certidão de nascimento se for um bebe. O CARTÃO DO SUS E A CADERNETA DE VACINAÇÃO.

SE NÃO TEM O CARTÃO DO SUS OU CADERNETA DE VATICINAÇÃO PODE ADQUIRIR A PRIMEIRA VIA DESSES DOCUMENTOS NO POSTO DE SAÚDE.
SE POSSUÍA A CADERNETA DE VACINAÇÃO E ELA FOI PERDIDA MESMO ASSIM A CRIANÇA SERÁ VACINADA
OS FUNCIONÁRIOS DO SUS VÃO LHE DÁ UM SELO DE COMPROVAÇÃO DA VACINA E VOCÊ PODE POSTERIORMENTE ADICIONAR AO DOCUMENTO.

NO CASO DE PERDA DA CARTEIRA DE VACINAÇÃO. O MS RECOMENDA QUE VC PROCURE O POSTO DE VACINAÇÃO ONDE A PESSOA FOI VACINADA. PARA PODER RESGATAR O HISTÓRICO DE VACINAS QUE CONSTAM NO CADASTRO E PEDIR UMA SEGUNDA VIA.