No governo Bolsonaro nenhuma meta de vacinação de doenças já existentes foram alcançadas

Todos nós estamos ansiosos pelo sucesso da vacina de covid 19, mas muita gente não toma vacinas e não leva seus filhos para vacinar contra graves doenças que podem ser previnidas por vacinas ja existentes

Em geral, a meta de vacinação de bebês e crianças costuma variar entre 90% para tuberculose e rotavírus e 95% para as demais.

O Brasil já chegou a ter 7 vacinas com cobertura dentro da meta. Nos últimos anos o alcanse da meta de vacinação tem se reduzido. Um dos principais motivos dessa constante redução nos é consequência de informações falsas contra as vacinas.

Dados do Programa Nacional de Imunizações,informa que os primeiros sinais de uma queda na vacinação começaram a ser registrados em 2015 e se agravaram em 2017, quando apenas a BCG atingiu a meta indicada, com 96,41 % e as demais tiveram queda.

Em 2018, mesmo em queda, 3 das 9 principais vacinas indicadas para bebes e crianças de até um ano atingiram o patamar ideal
mas em 2019, pela primeira vez em quase 20 anos o Brasil não atingiu a meta de vacinação para nenhuma das principais vacinas indicadas para esse grupo. (0 a cinco anos).

O maior índice de cobertura na vacinação de rotina EM 2019 foi registrado para a vacina tríplice viral, COM (91,6%) que protege contra o sarampo caxumba e rubéola. PORÉM FICOU ABAIXO DA META.

A vacina em 2019 que teve menor índice; com APENAS 69% foi a pentavalente que protege contra contra difteria, tétano; coqueluche e hepatite B. São doenças graves que podem matar ou deixar sequelas.

Leve seu filho para vacinar portando o RG ou certidão de nascimento se for um bebe. O CARTÃO DO SUS E A CADERNETA DE VACINAÇÃO.

SE NÃO TEM O CARTÃO DO SUS OU CADERNETA DE VATICINAÇÃO PODE ADQUIRIR A PRIMEIRA VIA DESSES DOCUMENTOS NO POSTO DE SAÚDE.
SE POSSUÍA A CADERNETA DE VACINAÇÃO E ELA FOI PERDIDA MESMO ASSIM A CRIANÇA SERÁ VACINADA
OS FUNCIONÁRIOS DO SUS VÃO LHE DÁ UM SELO DE COMPROVAÇÃO DA VACINA E VOCÊ PODE POSTERIORMENTE ADICIONAR AO DOCUMENTO.

NO CASO DE PERDA DA CARTEIRA DE VACINAÇÃO. O MS RECOMENDA QUE VC PROCURE O POSTO DE VACINAÇÃO ONDE A PESSOA FOI VACINADA. PARA PODER RESGATAR O HISTÓRICO DE VACINAS QUE CONSTAM NO CADASTRO E PEDIR UMA SEGUNDA VIA.

JORGE RORIZ