Nota oficial da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), legítima representante dos médicos da assistência primária aos cidadãos, expressa irrestrito apoio à Democracia, ao Estado de Direito e à Presidência da República, em nome do presidente eleito por voto livre, soberano e recém-empossado seguindo todas os trâmites legais e constitucionais, Luiz Inácio Lula da Silva.

A SBMFC solidariza-se igualmente com o Supremo Tribunal Federal (STF) e com todo o Judiciário Brasil, assim como com o Congresso Nacional, o poder Legislativo.

É público que aqueles que estimulam o golpe de estado e atentam contra as instituições democráticas e o Estado de Direito são integrantes da mesma facção de extrema direita que fechou os olhos ao Sistema Único de Saúde (SUS) em anos recentes, mantendo-o à mingua orçamentária e sob gestão temerária.

Enquanto tratava a Covid-19 como gripezinha e “vendia” poções sem base científica de morte anunciada, a cloroquina, essa facção somou, a sua extensa lista de crimes recentes, o óbito 700 mil brasileiros.

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade apoia nossas instituições democráticas na investigação e apuração rigorosa de responsabilidades em todos os níveis. Médicos e médicas de família e comunidade, assim como a população brasileira, anseiam pela punição rápida e exemplar a absolutamente todos os envolvidos na tentativa golpista: seus executores, os mentores, os propositadamente omissos e os financiadores.

 

 

São Paulo, 9 de janeiro de 2023

Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Diretoria