Nova variante – Omicron já está em vários países

Neste sábado (27), dois casos da nova variante Ômicron da Covid-19 foram detectados no estado da Bavária, no sul da Alemanha, de acordo com o Ministério Regional da Saúde. As duas pessoas infectadas entraram na Alemanha no aeroporto de Munique em 24 de novembro, antes que o país designasse a África do Sul como uma área de variante do vírus, e agora estão isoladas.

Já na Itália, um caso da variante Ômicron foi diagnosticado, informou o Instituto Nacional de Saúde (ISS). O genoma foi sequenciado no Laboratório de Microbiologia Clínica, Virologia e Diagnóstico de Bioemergência do Hospital Sacco, de Milão, a partir de uma amostra positiva de um paciente procedente de Moçambique.

O principal assessor em saúde do governo dos Estados Unidos, Anthony Fauci, admitiu neste sábado (27) que a variante Ômicron do novo coronavírus já pode ter entrado no país, mas ainda não ter sido identificada em exames.

“Não me surpreenderia que esteja aqui e que não a tenhamos detectado ainda. Quando há um vírus que é transmitido com tanta facilidade, e há casos em outros países em consequência das viagens, quase invariavelmente ele acabará chegando a todas as partes”, disse o imunologista em entrevista à emissora de televisão NBC.

A variante foi detectada inicialmente .em três países (Botsuana, África do Sul e Hong Kong.