Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

Nova York Times – ‘Bolsonaro estimula uma ruptura institucional’

O Ndiretor-executivo na Sciences Po, de Paris, Gaspard Estrada afirmou em artigo publicado nesta quinta-feira (22) no New York Times que o Brasil vive uma acelerada degradação institucional sob o governo Jair Bolsonaro —e que esse processo, muitas vezes, conta com a chancela das Forças Armadas.

“O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, está estimulando uma ruptura institucional na segunda maior democracia do continente americano, de maneira semelhante a Donald Trump nos Estados Unidos”, diz Estrada.

“E o problema é que no Brasil, diferentemente dos Estados Unidos, os escalões superiores das Forças Armadas têm tido um papel central nesse objetivo, muitas vezes respaldando o ataque autoritário do capitão reformado”, segue o artigo, publicado em espanhol.

“Se as Forças Armadas querem manter a adesão às leis e à Constituição, devem decidir se estão com o Bolsonaro ou com a democracia”, diz Estrada em publicação no jornal norte-americano.

“As altas autoridades militares exigiram publicamente a impunidade para os seus próprios. Ao fazer isso, o Exército duplica sua aposta a favor dos desejos golpistas de Bolsonaro e contra a democracia brasileira”, diz Gaspard Estrada.