Novo presidente da Associação de Juízes: ” é preciso acabar com o foro privilegiado”

roberto veloso ajude 02

O novo presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Roberto Veloso, 52, que vai tomar posse na próxima quarta-feira (15), afirmou que o foro privilegiado transformou o Supremo Tribunal Federal (STF) em corte criminal. “É preciso se abolir o foro privilegiado. Todos devem ter foro na primeira instância a partir da competência dos crimes cometidos”, afirmou Veloso, cuja posse nesta quarta está marcada para as 19h30m, no Clube Naval de Brasília com a presença do presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowskim do ministro Alexandre Moraes (Justiça) e do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

é acabar com O fim do foro privilegiado é uma das metas de Veloso para os dois anos de mandato. Outra meta é lutar para a ampliação dos cinco atuais Tribunais Regionais Federais (TRFs) e a implementação das novas cortes criadas pela Emenda Constitucional 73. A EC criou mais quatro TRFs com sedes em Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e em Manaus.

A EC 73 foi aprovada pelas Mesas da Câmara e do Senado em 6 de junho de 2013 e deveria entrar vigor seis após a sua publicação no Diário Oficial. No entanto, há quase três anos, no dia 17 de julho de 2013, durante o recesso do Judiciário, o então presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, suspendia, por meio de liminar, a Emenda Constitucional. Até hoje, a liminar não foi levada a Plenário para julgamento. ( informação do site Diário do Poder)

Deixar uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial