O polemico artigo de Ruy Castro

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, afirmou neste domingo (10/1) que vai pedir a abertura de inquérito policial para “apurar a conduta” de dois jornalistas por “instigarem dois presidentes da República a suicidar-se”.

Na verdade, Ruy Castro é o  autor do artigo. O outro jornalista que se refere Mendonça é Ricardo Noblat, que apenas reproduziu um trecho do artigo no Twitter, divulgando o link.

Diz o artigo de Ruy Castro, publicado na Folha de São Paulo  neste domingo, (10/01) com o título:  “Saída de Trump: “Matar-se”.

“No Brasil, Jair Bolsonaro, seu último aliado no mundo, repete como um papagaio que Trump foi roubado nas eleições e já começou a anunciar que, em 2022, o mesmo acontecerá aqui. O falso alarme de Bolsonaro é preventivo –visa justificar sua possível derrota.”

“sua prevenção poderia ser ainda mais radical. Se Trump optar pelo suicídio, Bolsonaro deveria imitá-lo. Mas para que esperar pela derrota na eleição? Por que não fazer isso hoje, já, agora, neste momento? Para o bem do Brasil, nenhum minuto sem Bolsonaro será cedo demais.”

Com a repercussão do artigo e para responder aos ataques, o jornalista parafraseou declarações de Bolsonaro durante a pandemia de covid-19: “Foi só uma sugestão para Trump e Bolsonaro, eles não precisam aceitar. E todos vamos morrer um dia, não? Além disso, não sou coveiro”, ironizou…. –

Link para ler o artigo completo aqui