Jorge Roriz РJornalismo de Excelência

O que é Sleeping Giants ?

Sleeping Giants Brasil

Muitos tentam definir o Sleeping GiantsūüĎá
‪Recentemente, descobrimos q um delegado da Polícia Federal decidiu nos investigar. ‪Percebemos, então, q é hora de nos posicionarmos sobre quem somos, para que a narrativa não fique nas mãos dos radicais.‬
1) A internet √© um espa√ßo aberto a todas as vis√Ķes pol√≠ticas e opini√Ķes. Mas de uns anos pra c√°, articula√ß√Ķes de √≥dio e de not√≠cias falsas come√ßaram a crescer muito. Sites, p√°ginas e perfis foram criados nesse sentido.
2) Esses grupos de ódio representam uma ameaça à própria liberdade de expressão.
Seus objetivos s√£o de destruir reputa√ß√Ķes com not√≠cias falsas, compartilhamento em massa em grupos de whatsapp e lavagem cerebral com informa√ß√Ķes intencionalmente mentirosas.
3) Com o tempo, esses grupos se profissionalizam, criando formas de arrecadar dinheiro p/ sustentar suas opera√ß√Ķes. Surgem os cursos, sites com publicidade, canais de Youtube, etc.
√Č a√≠ que a coisa fica extremamente s√©ria e o Sleeping Giants surge. Vamos l√°!
4) O que acontece com o crescimento desses grupos, sites, cursos e perfis de notícias fraudulentas e articulação do ódio? A internet se torna um local cada vez menos seguro, tanto para a sociedade, quanto para empresas anunciantes.
5) Quando uma empresa anuncia no Google Adsense, por exemplo, ela n√£o sabe quais ser√£o os sites q exibir√£o sua marca. Com isso, seu an√ļncio pode aparecer em sites de √≥dio e not√≠cias fraudulentas, financiando esses grupos criminosos e se associando indiretamente a eles.
6) O papel do Sleeping Giants √© trazer a aten√ß√£o geral para essas quest√Ķes.
Mostrar para as empresas quando suas marcas estão sendo estampadas nesse tipo de site, para q elas possam decidir se seguirão financiando a articulação do ódio e notícias fraudulentas, ou não.
7) Para o Sleeping Giants, não interessa partido, visão política ou crença religiosa. A internet é um espaço de tds, de liberdade de informação, expressão e associação.
Contudo, a desinformação e o discurso de ódio não têm lugar e devem ser combatidos.
8) O Sleeping Giants é um movime não um indivíduo. Os nomes pouco importam, porque o Sleeping Giants é um coletivo.
9) Todos nós somos Sleeping Giants e vamos continuar esse trabalho