OMS admite a contaminação da Covid 19 pelo ar

OMS admite a contaminação da Covid 19 pelo ar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu, nesta terça-feira, 7, que estão surgindo “evidências” sobre a possibilidade de transmissão do novo coronavírus pelo ar.

Líder técnica da OMS no controle de infecções, Benedetta Allegranzi esclareceu

“Temos que ser abertos a essa evidência e entender, ao mesmo tempo, suas implicações nas formas de transmissão e nas precauções que devem ser adotadas. Estão surgindo evidências, mas elas não são definitivas. A possibilidade de transmissão aérea em espaços públicos, principalmente em ambientes com ventilação inadequada e grandes aglomerações, não pode ser descartada”, admitiu Allegranzi.

Diretora técnica responsável pelo combate à covid-19, Maria Van Kerkhove também reconheceu a possibilidade da transmissão aérea, e prometeu atualizações, em breve, nas diretrizes sobre os modos de transmissão.

“Saudamos a interação com diversos cientistas em todo mundo. Falamos da transmissão pelo ar, explicamos que é uma das formas de transmissão da covid-19, assim como gotículas, transmissão de mãe para filho, de animais para seres humanos. Faremos um resumo científico do nosso trabalho das últimas semanas, para consolidar o conhecimento das formas de transmissão. É um patógeno respiratório e é importante que haja uma adaptação das nossas diretrizes”, afirmou.