Operação de resgate em curso: oito rapazes retirados da gruta

As operações de resgate de hoje foram dadas por concluídas, cerca das 19.00 locais (menos seis em Portugal continental)

A notícia é avançada pela CNN, que cita testemunhas locais.

Mais quatro meninos foram resgatados de uma caverna alagada na Tailândia nesta segunda-feira, 9, segundo a Marinha tailandesa. Com isso, já são oito os garotos retirados das galerias subterrâneas, 16 dias após eles terem ficado presos no complexo de túneis, em razão de uma tempestade que inundou o local. Ainda estão na caverna quatro meninos e seu treinador de futebol, de 25 anos.

Os quatro garotos que foram resgatados no domingo estão felizes e têm boa saúde, de acordo com informações de autoridades tailandesas. Eles tiveram que atravessar passagens escuras, apertadas e tortuosas para chegar à saída da caverna. “Esta manhã eles disseram que estavam com fome e queriam comer khao pad grapao”, disse o governador interino, referindo-se a um prato tailandês de carne frita com pimenta e manjericão, servido com arroz.

Mesmo apresentando boa saúde, os meninos passam por exames médicos em um hospital provincial e ainda não têm permissão para entrar em contato com seus parentes, devido ao risco de infecções.

Segundo o chefe da operação, governador interino da Província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, as condições para o resgate estavam perfeitas e que a operação “foi melhor que o esperado”. Ao todo, 90 mergulhadores participam do resgate – entre membros da Marinha tailandesa e estrangeiros. A previsão é que os trabalhos durem por dias.

JORGE RORIZ