Otto Alencar X Capitã Cloroquina

O senador Otto Alencar (PSD-BA) perguntou para a “capitã cloroquina” quais estudos indicam uso da cloroquina para tratamento de covid-19. Ele citou estudos do infectologista Roberto Badaró sobre a ineficácia da cloroquina para combater o coronavírus,e a “senhora não é infectologista”, ressaltou Alencar.

 

“A cloroquina é um antiparasitário. Não existe nenhuma medicação que possa evitar a contaminação pelo vírus”, afirmou o senador, que perguntou para Mayra se existe alguma medicação para evitar sarampo, paralisia infantil, varíola, H1N1. A secretária respondeu que não, só vacina.

 

“Como inventaram agora que hidroxicloroquina pode evitar que uma pessoa se contamine do coronavírus?”, questionou Alencar. Mayra respondeu que sabe que a cloroquina ou qualquer outro medicamento usado no tratamento precoce “não cura” covid, mas serve para evitar internações, segundo ela.

 

Ela reafirmou que apesar de não ser um antiviral, a cloroquina tem efeito antiviral, justificando mais uma vez o uso do medicamento.

Perguntas do senador na CPI:
“Você é a favor do uso da máscara?” Sim
“Você é a favor do isolamento social?” Sim
“Você é a favor do uso de vacinas?” Sim
“O BOLSONARO É CONTRA TUDO ISSO.
ENTÃO POR QUE NÃO PEDE DEMISSÃO?”

 

A cloroquina é um antiviral, diz a médica. Otto Alencar afirma que é antiparasitário e pergunta: “tem remédio pra sarampo? Só vacina. A hidroxicloroquina não é antiviral em nenhum estudo do mundo”

“minha discordância é científica não é política. Não existe droga contra o coronavírus. 95% das pessoas melhoram ou ficam assintomáticas. Aí dizem que foi a cloroquina. Isso não é honesto”

“Tem alguma medicação pra evitar que uma criança pegue sarampo? Só a vacina, né?”

Mayra: “Só a vacina”

Otto: “Paralisia infantil: só a vacina. Varíola: só a vacina. H1N1: só a vacina. Como é que inventaram agora que hidroxicloroquina pode evitar coronavírus?”

 

JORGE RORIZ