Para entrar nos EUA, Weintraub, violou a lei dos EUA com apoio de Bolsonaro

“Como Weintraub conseguiu entrar nos Estados Unidos se uma Ordem Executiva, expedida pelo presidente Donald Trump em 24 de maio, barra a entrada de qualquer cidadão, brasileiro ou não, que tenha estado no Brasil nos 14 dias anteriores à chegada nos EUA? A “proclamação de suspensão de entrada a imigrantes e não-imigrantes de certas pessoas que representam risco de transmissão do novo coronavírus”, como é chamada a portaria, assevera:

A entrada nos Estados Unidos, como imigrantes ou não-imigrantes, de qualquer estrangeiro que esteve fisicamente presente na República Federativa do Brasil durante o período de 14 dias precedentes à entrada ou tentativa de entrada nos Estados Unidos está ”

Como Weintraub entrou nos Estados Unidos com uma proibição dessas?” Pergunta o INTERCEPT

Weintraub parece ter viajado com um passaporte diplomático, embora seu “pedido de demissão” do governo brasileiro tenha sido anunciado na quinta-feira. Uma vez que Weintraub não ocupa qualquer cargo oficial no governo, e dado que sua indicação para o Banco Mundial é, no melhor dos casos, apenas um rumor não confirmado, ele não está qualificado para entrar nos Estados Unidos sob nenhuma das exceções do decreto de Trump, que isenta da proibição “funcionários de um governo estrangeiro ou seus familiares imediatos”.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO INTERCEPT

 

“Weintraub entrou na classe econômica de um voo da Latam em São Paulo rumo a Santiago. De lá, foi para Miami”, Informou Lauro Jardim.

JORGE RORIZ