Parque Nacional da Capivara - Patrimônio cultural da humanidade está ameaçado pelo fogo

Parque Nacional da Capivara - Patrimônio cultural da humanidade está ameaçado pelo fogo

Agora, além da Amazônia, Pantanal e cerrado, a caatinga entra para o rol de biomas ameaçados pelas chamas neste ano. Isso porque um incêndio de grandes proporções no Piauí está a poucos quilômetros de atingir o Parque Nacional da Serra da Capivara, área que é patrimônio cultural da humanidade.

Há dois meses não chove na região. Uma força-tarefa envolvendo 24 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) trabalha para que o fogo não chegue ao parque, que guarda sítios arqueológicos com os primeiros vestígios do homem nas Américas. O fogo causou medo e apreensão nos moradores da região, pois queimou exatamente um trecho de mata de caatinga conservada entre os assentamentos rurais da Serra dos Gringos e do Novo Zabelê, onde vivem centenas de famílias, com muitas crianças e idosos. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), dos 6.271 focos de incêndio na caatinga, neste ano, 44,5% aconteceram no Piauí (2.790).

O Parque Nacional Serra da Capivara é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza que se localiza nos municípios piauienses de Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato. Esta área tem a maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos da América.

Informações do Jornal Correio Brasiliense.

É UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA COM ANTECEDENCIA. O GOVERNO PRECISA ENVIAR URGENTE  O EXÉRCITO E BOMBEIROS PARA EVITAR O INCENDIO. É PRECISA SER UM PELOTÃO COM MAIS DE MIL HOMENS

É UMA PIADA É UMA ABSURDO UMA ÁREA GIGANTESCA QUE FAZ PARTE DE TRÊS MUNICÍPIOS  TER APENAS 24 BRIGADISTAS.