Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

PCdoB E PSOL Acionam o STF Para Exigir Lockdown Nacional

Os partidos Comunista do Brasil (PCdoB) e Socialismo e Liberdade (PSOL), acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) para que o presidente da República, Jair Bolsonaro seja obrigado a formar uma comissão que tenha poder para implementar um lockdown nacional.

O ex-ministro da Justiça do governo Lula, Tarso Genro, foi um dos advogados que assinaram o pedido

Genro postou no twitter:  “mostra a recorrente postura de inconstitucionalidade do governo Bolsonaro no tratamento da pandemia e em defesa da vida e da economia”.

A comissão deverá ser  composta por integrantes das esferas do governo federal, estadual e municipal e  representantes da comunidade científica.

“A condução do governo federal, ao longo da ocupação do território nacional pelo vírus, é análoga à do governo colaboracionista do general Pétain na ocupação da França pelos nazistas, no curso da Segunda Guerra Mundial. A diferença é que o governo brasileiro tem, ainda hoje, o apoio de uma fração expressiva da população”.

Especialistas afirmam que somente o lockdown pode reduzir o número de mortes de Covid no Brasil, já que a vacinação é lenta e vai demorar muito para atingir o mínimo necessário de 70% da população.