[Valid RSS]

PEC para a volta da obrigatoriedade do diploma para jornalistas

É inegável a extrema importância do jornalismo profissional para a sociedade  e para a democracia. E por que está profissão pode ser exercida, sem a devida formação?
o STF em 17/06/2009 decidiu que para o exercicio do jornalismo, não é necessário ter o diploma, argumentando  que  a exigência do diploma retirava o direito  a liberdade de expressão de quem não tem o diploma.
Qualquer peessoa pode publicar uma opinião sobre qualquer fato, sem precisar ser jornalista,em veículos  tradicionais  de comunicação como nas Redes Sociais,mas para o exercício dessa nobre profissão, é necessário vastos conhecimentos específicos que se adquire com formação superior.
Faço um apelo  ao Senado, a Cãmara federal, que possa em carater de urgência, reverter a decisão do STF, mediante uma aprovação da  PEC que exige a obrigatóriedade do diploma para o exercício do jornalismo profissional.
Sabemos que ter um diploma, não é garantia de ser um bom profissional, mas é um filtro importante, para reduzir o número de maus profissionais que se intitulam jornalitas e sem o preparo necessário.
A PEC faz a ressalva de que aqueles que já exercem a profissão, mesmo sem diploma, possam continuar a exercer suas funções.
Uma informação incompleta, mal apurada, uma notícia equivocada, pode causar sérios danos morais,prejuizos terríveis a sociedade e ao país.
Cabem aos parlamentares apoiar a  Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 206/12 que reestabelece a obrigatoriedade da exigência do diploma para o exercício profissional de jornalistas.
A volta da exigência do diploma, vai valorizar as universidades para oferecer bons cursos, melhorando a qualidade da imprensa nacional.
Publicado no Jornal A Tarde,19/09/2023
JORGE RORIZ