Políticamente, Lula e Dilma estão mortos

ARTIGO DE Ossami Sakamori

Fonte: http://ossamisakamori.blogspot.com.br

Crédito da imagem: Estadão

O mar não está para o peixe. O governo Dilma está no fim, mas a presidente insiste em permanecer no poder. Por falta de alternativa política, Dilma resolveu dar apoio ostensivo ao Lula da Silva, no episódio da condução coerciva da última sexta-feira. Dilma fez escala na sua viagem para Porto Alegre, para fazer visita ao Lula da Silva, e hipotecar sua solidariedade ao ex-presidente. No discurso, na região no Rio Grande do Sul, na inauguração de mais uma obra da Minha Casa Minha Vida, fez duras críticas ao Judiciário brasileiro sobre a condução coerciva do Lula da Silva.

Dilma sabe e tem consciência de que o seu fim está próximo. Dilma sabe que vai ser cassada pelo TSE, junto com o seu vice Michel Temer, se não renunciar até a véspera do dia do julgamento pelo pleno do TSE. Dilma apresentará a renúncia no mês de agosto, logo após o encerramento da Olimpíada de 2016 na cidade de Rio de Janeiro. A presidente Dilma, só não renuncia se sofre de faculdades mentais, que é uma possibilidade, também. Se não renunciar perde o direito político por 8 anos à partir da cassação.
Renunciando, a Dilma poderá se candidatar a uma vaga no Senado Federal ou na Câmara dos Deputados, para ter foro privilegiado, em caso de investigação da Lava Jato alcançar seu nome. Pesa sobre a Dilma suspeita de envolvimento na compra da Refinaria Pasadena, nos Estados Unidos. Dilma foi presidente do Conselho da Administração que aprovou a compra da Refinaria que deu prejuízo à Petrobras em cerca de US$ 967 milhões. Dilma finge que não sabe, mas sabe exatamente como ocorreu sob sua aprovação.
O fato é que o episódio da condução coercitiva do Lula da Silva, agravou a situação de ambos presidentes. Politicamente, Lula da Silva e Dilma estão mortos. Também, mortos estão, Lula da Silva e Dilma perante o juiz Sérgio Moro da Operação Lava Jato. Não tem mais como esconder a ladroagem do presidente Lula da Silva no esquema Lava Jato. Com a colaboração premiada do senador Delcídio do Amaral, a situação da Dilma, também, ficou insustentável. Sem mandato, Dilma será convocada para depor pelo juiz Sérgio Moro e se não for por bem, será sob condução coercitiva. Dilma poderá beber do mesmo veneno do Lula da Silva.
Politicamente, Lula da Silva e Dilma estão mortos!
Ossami Sakamori
 
 Engenheiro civil, 71, formado pela UFPR. Foi professor da Escola de Engenharia da UFPR, não militante. Investimentos imobiliários, Mercado financeiro. Opinião independente sobre Economia e Política.
 
 
 
 
 
 

Leave a Reply