Presidente da UBES divulgou um falso vazamento de prova do Enem no Face

Monitoramento feito pelo Inep, o instituto do Ministério da Educação responsável pelo Enem, detectou nas redes sociais uma falsa comunicação de vazamento da prova que começou a ser aplicada neste sábado. A veiculação foi feita nas redes sociais, num endereço eletrônico inusitado: a página do Facebook de Camila Lanes, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

“Acho que deu ruim”, anotou Camila, antes de postar um link que conduzia à prova (Imagem acima). A capa faz menção ao “caderno azul” do exame de 2016 (confira abaixo). Falso. O conteúdo se refere à prova aplicada no ano de 2014.

Horas depois, a presidente da Ubes pendurou no Facebook uma nova postagem: “Não deu ruim” (veja abaixo). O ministro Mendonça Filho (Educação), que acompanhou toda a operação a partir da sala de monitoramento do Inep, lamentou: “É triste que a presidente de uma entidade que representa os estudantes atue para levar insegurança aos estudantes. Ela deveria estar empenhada em gerar tranquilidade.” ( BLOG DE JOSIAS DE SOUZA)