Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

Presidente dos EUA fala com Lula sobre o combate a fome e mudanças climáticas

O presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, conversou no domingo, com o eleito  presidente Lula para felicitar pela vitória.

No telefonema, diz   texto divulgado pelos EUA, : “”Parabenizo Luiz Inácio Lula da Silva por ser escolhido para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres justas e com credibilidade. Espero que trabalhemos juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos meses e anos futuros”, disse o líder americano num comunicado”.

Nesta segunda-feira (31) Biden voltou a conversou com Lula pelo telefone para cumprimentar o brasileiro pela vitória nas eleições no domingo.

De acordo com uma nota do governo dos EUA, durante a conversa Biden elogiou a força das instituições democráticas brasileiras após eleições livres, justas e confiáveis.

Os dois líderes discutiram o forte relacionamento entre os EUA e o Brasil e se comprometeram a continuar trabalhando como parceiros para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate às mudanças climáticas, salvaguarda da segurança alimentar, ( a fome) promoção da inclusão e democracia e gestão da migração regional”, diz o texto.

Até o presente momento,  o presidente derrotado, Jair Bolsonaro nada falou sobre o resultado das eleições e sobre a necessária transição de governo, que é regulamentada por lei.