Produto usado para combater fogo requer suspensão de pesca e consumo de alimentos por 40 dias

Produto usado para combater fogo requer suspensão de pesca e consumo de alimentos por 40 dias

O Estadão teve acesso a uma nota técnica feita pela Coordenação de Avaliação Ambiental de Substâncias e Produtos Perigosos do Ibama, em julho de 2018. Neste documento, os técnicos do Ibama analisaram o produto químico. Fire Limit FL-02 que teve seu uso autorizado pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, para o combate aos incêndios sem ter a devida regulação ambiental no Brasil. Os técnicos recomendam “a suspensão do consumo de água, pesca, caça e consumo de frutas e vegetais na região exposta ao produto pelo prazo de 40 dias”.

O produto químico  conhecido pelo nome de  retardante de fogo’ (Fire Limit FL-02), está sendo usado no incêndio da Chapada dos Veadeiros (GO).  Esse produto é misturado à água e lançado por aviões sobre a vegetação, tem a propriedade de aumentar a capacidade de retenção do fogo.S

Segundo o ministro Ricardo Sales ,seu efeito multiplica por cinco vezes o combate feito com a água pura. Não há, porém, regulamentação e sistema de avaliação definido para esse tipo de produto químico. o produto lançado na floresta demora pelo menos 28 dias para que cerca de 80% a 90% de seu material se degrade.

Informações do Estadão.