PT confirma Haddad como candidato à presidência e Manuela D’ Ávila como vice

Gleisi Hoffman, presidente do PT, anunciou no fim da tarde desta terça-feira, o nome de Fernando Haddad, ex-ministro da educação e ex-prefeito de São Paulo, como candidato do partido à presidência da república. Ele entra no lugar do ex-presidente Lula, que teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral em primeiro de setembro. Manuela D’ Ávila, do PCdoB, também foi confirmada como vice-candidata na chapa.

A ex-presidente e candidata ao senado Dilma Rousseff estava ao lado de Gleisi, que fez o anúncio , em Curitiba, há menos de duas horas para o encerramento do prazo dado pelo TSE para a substituição de Lula na chapa.

Na segunda-feira, véspera do prazo de dez dias desde a impugnação, a defesa do PT recorreu ao Supremo Tribunal Federal para prorrogar a data limite para a substituição do nome de Lula. Sem a decisão a tempo, a legenda teve que fazer a troca, nesta terça, para não perder a chance de manter uma candidatura.

Um dos fundadores do PT, Luiz Eduardo Greenhalgh, leu uma carta de Lula.

Menos de uma hora depois do PT anunciar Haddad como candidato, o ministro do STF, Celso de Mello, rejeitou dois recursos de Lula. O principal questionava o julgamento no TSE que impugnou a candidatura dele à Presidência, com base na Lei da Ficha Limpa.

O segundo pedido solicitava a ampliação do prazo para substituir seu nome na chapa porque a defesa do ex-presidente ainda aguarda julgamento de recursos na Justiça comum e na Justiça Eleitoral.

No meio da tarde, o ministro Edson Fachin, relator do pedido que solicita a suspensão da condenação em segunda instância contra o ex-presidente, enviou o caso para ser julgado pelo Plenário Virtual da Corte. Com isso, os demais ministros têm sete dias para votar remotamente.

JORGE RORIZ