PT pede para TCU Investigue porque Bolsonaro não usou as verbas destinadas a saúde

PT pede para TCU Investigue porque Bolsonaro não usou as verbas destinadas a saúde

O PT solicita ao TCU que audite as razões de baixa execução dos recursos já autorizados por meio de Medidas Provisórias e que leve em consideração a submissão dos recursos de enfrentamento da pandemia às questões político-partidárias.

Ao todo, R$ 11,4 bi deveriam ser destinados para ações diretas do ministério, como aquisição de respiradores, máscaras e outros itens essenciais, mas 75% dos recursos estão no cofre e nem sequer se transformaram em pedidos de compra.

Segundo a peça apresentada pelos parlamentares, que se baseia em boletins do CNS, a retenção dos recursos “tem objetivos políticos confessos” na medida em que a destinação de recursos emergenciais fica dividida entre critérios técnicos e a “barganha de apoio político ao presidente da República, que se encontra ameaçado de impeachment”.

(…)

O documento é assinado pelos senadores Rogério Carvalho (PT-SE), Humberto Costa (PT-PE), Jaques Wagner (PT-BA), Jean Paul Prates (PT-RN), Paulo Paim (PT-RS), Paulo Rocha (PT-PA) e pelos deputados Alexandre Padilha (PT-SP), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Erika Kokay (PT-DF), Assis Carvalho, Jorge Solla (PT-BA), Rejane Dias (PT-PI). A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) também endossa o requerimento.

Monica Bergamo/ Folha