Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

Reino Unido – Primeiro caso de morte causada pela variante Ômicron

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse nesta segunda-feira que “ao menos um” paciente morreu após ser diagnosticado com a Ômicron. É a primeira morte registrada no planeta relacionada à nova cepa, detectada pela primeira vez na África do Sul no fim de novembro.

Foi confirmado o primeiro caso de morte causada pela variante do Coronavírus, ômicron. O fato ocorreu no Reino Unido e a informação foi dada pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Ainda não foi informado o nome do paciente, idade, e se ele estava vacinado.

No domingo, Boris já havia aumentado o nível de alerta da pandemia no país e anunciado que os britânicos estão diante de um “tsunami de casos” causados pela nova cepa.

O secretário de Saúde do Reino Unido, Sajid Javid, disse nesta segunda-feira que a Ômicron já é responsável por 20% das novas infecções no país, e 44% em Londres. Segundo ele, em 48 horas, a variante se tornará predominante na capital britânica. Existem 3.000 casos no Reino Unido e isso vai  impactar na superlotação dos hospitais.

O uso de máscara no país voltou a ser obrigatório e quem não cumprir pode ser multado em mil dólares.