Roda Viva - Vera Magalhães entrevistou Bonifácio Sobrinho (Boni)

Roda Viva - Vera Magalhães entrevistou Bonifácio Sobrinho (Boni)

Nesta segunda- feira (14/09) o empresário e ex- diretor da Rede Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, (Boni) foi entrevistado no Programa Roda Viva da TV Cultura,  sob o comando da  jornalista Vera Magalhães.

Comentários de Boni em destaque:

‘A guerra (de Bolsonaro) não é contra a imprensa, é contra a democracia’

“A guerra não é contra a imprensa e a televisão. É contra a democracia. É uma pena que as emissoras de alguma forma tenham aceitado esse jogo sujo, uma forma de aparecer e desenvolver um culto à personalidade inaceitável, como já vimos em Adolf Hitler.”

Pergunta de Roberto Muylaert: A Rede Globo corre algum risco de não ter sua concessão pública renovada?

Boni lembrou que a possível cassação da concessão pública da Rede Globo poderia causar uma “revolução” no país e que somente na ditadura militar duas emissoras foram cassadas. ” aconteceu com a Excelsior e a TV Tupi (embora a Tupi tenha dito problemas financeiros)

Boni lembrou que o fim da TV tupi foi perseguição da ditadura. “Não se pode punir a competencia;Não se pode punir a TV Globo”

Boni sobre o fim do monopólio da Globo sobre as transmissões esportivas: “É fundamental que uma emissora que queira ser líder domine o esporte. Me preocupa violentamente a questão, não só da diminuição da participação, mas do desenvolvimento de outros esportes”

“A novela será um gênero que permitirá a sobrevivência da televisão brasileira. O fato dela criar personagens que você conhece, ama ou odeia, convive e passa seis meses ligado com eles, é o que vai manter um pouco da dramaturgia viva na televisão.”

“Novelas não fazem histórias; elas fazem personagens .
Quem cria a história é o telespectador.”

Por isso que sinto que as novelas da Globo custam a ousar e quando ousam a audiência não corresponde. Acho que vale mto mais uma novela fracassar, mas por um lado ter trazido novidade do que não tentar e ficar só no arroz com feijão.

“Nós não podemos olhar para a televisão e para a internet como dois mundos. Isto é um mundo só. São distribuidores de sinais, de produção.” Boni

“A tentativa da televisão de se aproximar da linguagem da internet é um erro. O que ela deve fazer é uma coisa atrativa, adequada, para que você tenha uma presença em diversas faixas etárias.” Boni,