Rússia é o primeiro país do mundo a iniciar a vacinação em massa contra Covid

Começou, neste sábado, 5, em Moscou,  capital da Rússia,  a  vacinação contra a Covid 19. Os trabalhadores de saúde e professores estão entre os primeiros a serem vacinados.

A vacina foi  batizada de Sputnik V em homenagem ao satélite soviético – A vacinação foi iniciada sem completar a fase 3 de testes.  Nas primeiras horas após o início da vacinação, 5000  pessoas foram vacinadas.

A vacinação ocorre três dias depois que o presidente Vladimir Putin ordenou o lançamento de uma campanha de imunização contra a covid-19 em “larga escala”, embora a Sputnik V ainda não tenha concluído estudos avançados necessários para garantir sua eficácia e segurança de acordo com protocolos científicos estabelecidos.

A vacina está atualmente na terceira e última fase de testes clínicos com 40 mil voluntários. Seus criadores anunciaram uma taxa de eficácia de 95% no mês passado, de acordo com resultados preliminares.

Segundo eles, a vacina será mais barata e mais fácil de armazenar e transportar do que outras que estão sendo desenvolvidas no mundo. A vacina, administrada em duas doses com 21 dias de intervalo, é um “vetor viral” usando dois adenovírus humanos.

Ela será gratuita para os cidadãos russos e administrada de forma voluntária.

Na próxima semana o Reino Unido e os EUA, também vão iniciar a vacinação em caráter emergencial.

 

/AFP e AP