Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

Salvador – BA – Doença misteriosa já atingiu 18 pessoas

Uma doença misteriosa surgiu em Salvador e algumas cidades da Bahia;  Ela   causa fortes dores musculares e os pacientes passam a ter a urina escura.

Até o momento já foram notificados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dezoito casos. O balanço saiu no final da noite de ontem e foi colhido em hospitais e Unidades de Pronto Atendimento

 Do total de casos, 16 são na capital – nove registrados na última quarta-feira por uma unidade hospitalar de Salvador em pessoas de três famílias diferentes e os sete notificados ontem. Segundo a coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Isabel Guimarães, os sintomas relatados são semelhantes: dor muscular súbita, sem causa aparente e níveis alterados de CPK, que são enzimas musculares. “Faremos entrevistas pessoais e estudaremos os prontuários desses pacientes”, disse a coordenadora.

Equipes da SMS, da Fundação Osvaldo Cruz e o médico infectologista Antônio Bandeira estão trabalhando em um roteiro de investigação.

Serão  rastreados  os casos para se chegar à origem do problema.

Os pacientes possuem alguns pontos em comum. Se  alimentaram de  peixe Olho de Boi, o Arabaiana, comprado na praia de Genipabu, em Guarajuba, no Litoral Norte da Bahia.

Os pacientes passaram a ter dores  após ingerir  uma moqueca preparada com esse peixe. Mas existem pacientes que não ingeriram o peixe.

 Além de Salvador, a cidade de Valença, no Baixo Sul do estado, também registrou casos da doença misteriosa.

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) suspeita que  a doença ser uma possível variante de mialgia epidêmica ou Doença de Bornholm, cujos sintomas são dor muscular entre o abdômen e o tórax, falta de ar, dor abdominal, febre, dor de cabeça e dor de garganta, causados por uma infecção viral.

Leia mais sobre o assunto aqui