Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

Salvador – Informações sobre a vacinação contra gripe, sarampo e covid- 19

A partir desta segunda-feira (4), a Prefeitura de Salvador inicia duas campanhas de vacinação de forma simultânea: contra gripe e sarampo. As estratégias seguirão na capital baiana até 3 de junho.

No total, todas as 156 salas de vacina montadas nos postos de saúde da Atenção Básica do município irão atender o público elegível. A pasta também realizará a imunização domiciliar (preferencialmente para pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção).

As equipes volantes percorrerão instituições de Longa Permanência, hospitais, clínicas, laboratórios e demais estabelecimentos de saúde com a busca ativa da população-alvo. Serão instalados, ainda, pontos de vacinação em shoppings, estações de transbordo e espaços com grande circulação de pessoas para ampliar o acesso às doses.

“Nos últimos anos, temos observado essa queda na vacinação, que nos preocupa muito. Por esse motivo, estamos convocando todos os indivíduos que fazem parte do público alvo dessas campanhas a comparecerem aos postos para garantir a proteção contra essas doenças. A vacinação ainda continua sendo a melhor forma de prevenção de doenças”, explicou a coordenadora de Imunização de Salvador, Doiane Lemos.

Gripe – A campanha contra gripe será dividida em duas fases. Na primeira etapa, que acontece de 4 de abril até 2 de maio, serão contemplados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Já a segunda fase, entre os dias 3 de maio e 3 de junho, será voltada para crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, deficientes permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, força de segurança, professores e pessoas com comorbidades.

A meta é imunizar pelo menos 90% da população elegível para estratégia. A estimativa é que cerca de 1,2 milhão de pessoas façam parte do público-alvo da campanha da gripe esse ano.

Sarampo – A estratégia contra o sarampo também será dividida em duas etapas. A primeira será entre os dias 4 de abril até o dia 2 de maio, para os trabalhadores da saúde (independente da situação vacinal). As gestantes estão isentas da imunização.

A partir de 3 de maio até 3 de junho, será a vez das crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que devem tomar uma dose extra da vacina tríplice viral, mesmo já tendo tomado as duas doses do imunizante. Apenas as crianças que tomaram a tríplice viral há menos de um mês é que não devem tomar a vacina novamente.

Cerca de 552 mil moradores da capital baiana estão elegíveis para a atualização vacinal contra o sarampo. O objetivo da campanha é proteger pelo menos 95% desse público

Covid-19 – Já que neste momento as crianças estão sendo imunizadas contra a Covid-19, a recomendação é que a dose da vacina contra a gripe e contra o sarampo não sejam aplicadas juntamente com a vacina contra o coronavírus neste público.

“Os pais devem dar prioridade para vacinar seus filhos primeiro contra o coronavírus. A dose da vacina contra a gripe e contra o sarampo podem ser aplicadas simultaneamente 15 dias depois da administração do imunizante contra a Covid-19”, destacou Doiane.

 

 

Vacinação contra Covid-19 continua com estratégia Liberou Geral nesta segunda (4)

 

A vacinação contra a Covid-19 segue, nesta segunda-feira (4), das 8h às 16h, com a estratégia “Liberou Geral” para aplicação da 1ª dose em pessoas com 12 anos ou mais, além da 2ª e 3ª dose para indivíduos com 18 anos ou mais, independentemente de ser morador de Salvador. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

O interessado deve apresentar, obrigatoriamente, original e cópia do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS) atualizado, documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.

Para serem vacinados, os cidadãos dos demais grupos não contemplados na estratégia “Liberou Geral”, incluindo os idosos a partir de 80 anos com a 4ª dose, devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br. Ainda nesta segunda (4), segue a vacinação nas instituições de ensino da capital baiana para alunos de 5 a 11 anos, com nome na lista do site da SMS.

DOCUMENTOS:

Criança ou adolescente acompanhado pelo pai ou mãe: É necessário estar com nome no site da SMS e, no ato da vacinação, apresentar original e cópia do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, e originais da caderneta de vacina e Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente.

Criança ou adolescente desacompanhado do pai ou da mãe: É necessário estar com o nome no site e, no ato da vacinação, estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, além dos originais da caderneta de vacina e do Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente. O Formulário de Vacina está disponível para impressão no site da SMS.

Adultos: Deverão apresentar no ato da vacinação o ConectSUS atualizado e documento oficial de identificação com foto.

Voluntários de pesquisas e estudos: Para recebimento da 3ª dose, os voluntários de pesquisas e estudos deverão apresentar os documentos citados acima, além de declaração do instituto de pesquisa indicando que estão liberados para 3ª dose, sem prejuízo do prosseguimento do estudo/pesquisa.

Gestantes e puérperas: As gestantes devem apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica. As puérperas, além da prescrição médica, devem também apresentar uma cópia da certidão de nascimento do bebê ou Declaração de Nascidos Vivos.

Imunossuprimidos – 4ª dose: Os interessados devem ter 18 anos ou mais, já ter tomado as três doses do esquema vacinal, tendo tomado a 3ª dose até a data indicada na estratégia. Além disso, é necessário, obrigatoriamente, estar com o nome no site da SMS, no link www. saude. salvador. ba. gov. br/ servicos/ servicos-online/ gruposprioritariosvacinacao/.

Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia.

*1ª DOSE – PFIZER: CRIANÇAS DE 5 ANOS OU CRIANÇAS IMUNOSSUPRIMIDAS DE 5 A 11 ANOS;

*1ª DOSE – CORONAVAC: CRIANÇAS DE 6 A 11 ANOS (EXCETO IMUNOSSUPRIMIDAS);

*2ª DOSE – CORONAVAC: CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 17 ANOS – QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE ATÉ O DIA 7/3/2022

 

Pontos fixos: USF Pirajá, USF Vale do Matatu, USF Jardim das Margaridas, USF Cajazeiras V, USF San Martin III, USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), UBS Barbalho, UBS Eunísio Teixeira (Saboeiro), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Joanes Leste e UBS Sérgio Arouca (Paripe).

*1ª DOSE – PFIZER: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS (INCLUINDO GESTANTES E PUÉRPERAS) – LIBEROU GERAL;

*2ª DOSE PFIZER: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS APRAZADAS ATÉ 24/4/2022 – LIBEROU GERAL;

*2ª DOSE PFIZER: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS (INCLUINDO GESTANTES E PUÉRPERAS) APRAZADAS ATÉ 30/4/2022 – LIBEROU GERAL;

*3ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ O DIA 4/12/2021 – LIBEROU GERAL;

*3ª DOSE – PFIZER: IMUNOSSUPRIMIDOS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ O DIA 6/2/2022;

*3ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 31/10/2021;

4ª DOSE: IDOSOS COM 80 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ 4/12/2021

 

Drive-thrus: Vila Militar (Dendezeiros), Shopping Bela Vista (9h às 16h) e 5º Centro de Saúde (Barris).

Pontos fixos: UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Terreiro de Jesus (Pelourinho), USF Cambonas (Via Regional), UBS Vale dos Lagos, USF São Marcos, USF Cajazeiras X, USF Boa Vista de São Caetano, USF San Martim I, UBS São Cristóvão, USF Eduardo Mamede (Mussurunga), Home Center Ferreira Costa (Paralela), UBS Ministro Alckmin (Massaranduba), USF Vista Alegre, USF Alto de Coutos II, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria), UBS Cosme de Farias, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), Shopping Bela Vista (9h às 16h), 5º Centro de Saúde (Barris), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina) e USF Curralinho.

*2ª DOSE CORONAVAC: APRAZADOS ATÉ 4/4/2022 – LIBEROU GERAL;

*2ª DOSE JANSSEN: PARA QUEM TOMOU A PRIMEIRA DOSE/DOSE ÚNICA DA JANSSEN ATÉ A DATA DE 1º/2/2022;

*2ª DOSE OXFORD: APRAZADOS ATÉ 30/4/2022

 

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris) e Vila Militar (Dendezeiros)

Pontos fixos: UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), UBS Vale dos Lagos, USF Gal Costa, 5º Centro de Saúde (Barris), UBS Péricles Laranjeira (Fazenda Grande do Retiro), UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF San Martim I, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), UBS Santo Inácio, USF Plataforma, USF Tubarão e USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria).

4ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS IMUNOCOMPROMETIDAS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ O DIA 5/12/2021