Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

São Paulo – Uso de máscara em ambientes abertos será liberado nesta quarta- feira (09)

Depois da liberação no Rio de Janeiro, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), vai retirar a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos, a partir desta quarta= feira (09/03)

A obrigatoriedade das máscaras deve continuar valendo em ambientes fechados. Um recente estudo da prefeitura de São Paulo defendeu o fim da obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes abertos, como ruas e parques. Mas entende que, em locais fechados, como no transporte público, a máscara deve continuar sendo usada.

Com relação ao  uso de máscara em escolas, a prefeitura ainda vai anunciar uma decisão.

“São Paulo está em um processo de liberar essas medidas de forma gradativa porque é possível liberar e acompanhar o impacto daqui a duas semanas. Se houver um aumento de casos e internações, é importante retroagir e impor medidas preventivas individuais e coletivas. Mas, do ponto de vista de São Paulo, estão sendo bastante prudentes”, opina o infectologista e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Julio Croda.

LIBERAÇÃO EM CAPITAIS

Em Macapá e Belo Horizonte, as máscaras deixaram de ser obrigatórias em ambientes abertos. No Rio de Janeiro, a prefeitura foi além e liberou o uso também em lugares fechados.

Até o momento,  prefeito de Salvador, ainda não se manifestou sobre o assunto.