Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

Sem a certidão de nascimento a pessoa não pode obter um RG – Documento de identidade. Sem documento de identidade a pessoa não pode ter emprego, ou receber benefícios sociais do governo. Não pode se cadastrar no CAD ÚNICO.

COMO RETIRAR CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE ALGUÉM QUE NUNCA TEVE ESSE DOCUMENTO ?

“Para qualquer cidadão sem Certidão de Nascimento, com mais de 30 dias do dia do nascimento, a certidão pode ser obtida em qualquer Cartório de Registro Civil gratuitamente. Para tanto, deve-se levar 2 testemunhas ao cartório e requerer o documento. É mais indicado, ir ao Cartório de Registro Civil mais próximo do local do nascimento e ter pai e mãe ou parentes próximos como testemunha. Mas, a lei prevê que qualquer cartório de registro civil pode emitir a Certidão desde que as testemunhas e o requerente apresentem a verdade sobre a falta do documento. Porém, mesmo assim, o cartório pode negar a expedição do documento alegando os motivos que encontrar. Neste caso, deve-se procurar a Defensoria Pública.”

Fonte: Portal do idoso

 

E se a pessoa já teve a certidão de nascimento? Nesse caso, precisa solicitar uma segunda via no cartório da cidade onde foi feito o documento. E se não souber onde fica o cartório? Pergunta aos pais, qual a cidade onde foi registrado,ou faz uma pesquisa nos cartórios via internet

Assim, você pode tirar a segunda via da certidão de nascimento pessoalmente no cartório onde a pessoa foi registrada ao nascer, pelos correios ou pelo site REGISTRO CIVIL

E clica em ” Localizar certidão”.

Mas no momento, Só poderão ser realizadas Buscas de Registros online utilizando-se da base da Central de Informações do Registro Civil (CRC) nos seguintes estados:

  • São Paulo: registros a partir de 1967
  • Pernambuco: registros a partir de 1976

Caso seja necessária uma segunda via da certidão de nascimento que foi perdida, é possível fazer uma busca através da internet. São necessários somente o nome do interessado e um intervalo de tempo provável da data de nascimento.

COMO UM MENDIGO, UM MORADOR DE RUA, UM ANALFABETO OU SEMI ANALFABETO, PODERÁ OBTER  ESSAS INFORMAÇÕES OU PROCURAR A DEFENSORIA PÚBLICA, SE ELE NÃO SABE O QUE É ISSO?

É PRECISO QUE PARLAMENTARES, QUE O GOVERNO, FAÇAM UMA LEI PARA SIMPLIFICAR ESSA AÇÃO. EXISTEM MILHÕES DE BRASILEIROS PASSANDO FOME QUE SÃO INVISÍVEIS NOS CADASTROS DO GOVERNO

TODOS OS CARTÓRIOS DO PAÍS, DEVERIAM ESTAR INTERLIGADOS PELA INFORMÁTICA, DE FORMA QUE APENAS COM O NOME, DATA DE NASCIMENTO, NOME DOS PAÍS, UMA PESSOA QUE NÃO SABE ONDE FOI REGISTRADA, POSSA LOCALIZAR O LOCAL DO REGISTRO DE SEU NASCIMENTO.

JORGE RORIZ.