Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

Soro, plasma e a vacina Butanvac, alternativas do Butantan no combate a pandemia

Os deputados e deputadas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo se reúnem nesta quarta-feira (19), a partir das 10h, com a diretoria, pesquisadores e técnicos do Instituto Butantan, para falar sobre o soro e plasma desenvolvidos para tratamento da Covid-19.

A reunião, realizada em ambiente virtual, será comandada pelo presidente do Parlamento, deputado Carlão Pignatari, e terá transmissão pública da Rede Alesp na TV, no Youtube e nas redes sociais.

No final de abril, Pignatari visitou a sede do Butantan. Na ocasião, surgiu a oportunidade de marcar uma reunião entre os parlamentares e o presidente da instituição, Dimas Covas, junto dos seus colaboradores.

“Essa nossa reunião de amanhã tem o objetivo de esclarecer aos parlamentares sobre a produção do soro e também do processo de desenvolvimento e pesquisa do plasma, que são duas importantes alternativas no combate ao coronavírus. O doutor Dimas também vai falar um pouco sobre o processo de produção da ButanVac, a vacina em fase de testes do Butantan”, disse o presidente Carlão Pignatari.

No último mês, os parlamentares paulistas aprovaram a Lei 17.365/2021, que além de possibilitar o Poder Executivo estadual a comprar, distribuir e aplicar vacinas, autoriza a utilização do soro anti-Covid desenvolvido pelo Instituto Butantan.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) concedeu permissão para testes clínicos em humanos no final do mês de março. Porém, o início ainda depende do envio e análise de informações complementares.

SERVIÇO

Reunião pública virtual da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo com o Instituto Butantan

Quando: Quarta-feira, 19 de maio

Horário: 10h

Onde assistir: TV Rede Alesp, Youtube Rede Alesp e Facebook (@assembleiasp)