Soteropolitana é aprovada em Princeton, uma das universidades mais seletivas nos EUA.

 

  • Louise Victoria Sanches Barbosa, que participou do Prep Program, da Fundação Estudar, foi aprovada para cursar Políticas Públicas na Universidade de Princeton;
  • A Universidade aceita apenas 6% dos candidatos e já formou personalidades famosas em todo o mundo, como Michelle Obama, Jeff Bezos e Alan Turing.

Considerada uma das instituições mais seletivas dos Estados Unidos, a Universidade de Princeton, em Nova Jersey, aceita cerca de apenas 6% dos estudantes que se candidatam, segundo o National Center for Education Statistics. De suas salas saíram dois presidentes dos EUA, 41 ganhadores do prêmio Nobel e personalidades famosas como Michelle Obama, ex-primeira dama dos EUA; Jeff Bezos, fundador da Amazon, e Alan Turing, matemático e cientista que criou a base da computação moderna, entre outros. Com dedicação aos estudos e apoio do Prep Program, preparatório gratuito oferecido pela Fundação Estudar, é que Louise Victoria Sanches Barbosa, nascida em Salvador, Bahia, foi aprovada na Universidade para cursar Políticas Públicas. Além de Princeton, a jovem também foi aceita na Universidade de Richmond, em Virgínia, com bolsa integral.
Ao longo da sua infância, Louise vivenciou a marginalização que a desigualdade de gênero pode causar, mas encontrou na educação uma ferramenta de libertação. Incentivada e inspirada pela mãe, que é professora, debruçou-se nos estudos. No ensino médio, conquistou uma bolsa de estudos completa de mérito e ali recebeu medalhas de ouro e prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e medalha de prata na Olímpiada Nacional de Ciências. Ela também já conquistou o primeiro lugar em humanidades na Feira Brasileira de Jovens Cientistas e o Prêmio Pesquisa de Impacto. Atuou também como Teen Advisor (Conselheira adolescente) da Girl Up, iniciativa de desenvolvimento de lideranças femininas, e criou projetos relacionados ao empoderamento econômico feminino.
Com a oportunidade de estudar em Princeton, Louise espera poder receber experiência e formação necessária para devolver à sociedade impacto positivo e promover equidade de gênero por meio de espaços de protagonismo para mulheres. “Meu desejo é construir relações e adquirir conhecimentos que possam me preparar para transformar, por meio da política e da educação, as relações desiguais existentes na América Latina”, conta a estudante.
Prep Program, que preparou Louise, já garantiu mais de 1.200 aprovações em universidades do exterior, sendo 440 delas em grandes universidades norte-americanas como Harvard, MIT, Stanford, Princeton e Yale. Para concorrer a uma vaga, basta preencher o formulário até 10 de setembro por meio deste link.
Desde sua criação em 2009, o Prep Program ajudou mais de 520 brasileiros a realizar o sonho de uma graduação internacional. “Histórias emocionantes como a da Louise Victoria mostram que o Brasil é um país de muitos talentos, basta oferecer uma oportunidade.. O Prep Program acredita que qualquer pessoa, independentemente de sua origem e experiência, pode se candidatar e ser aprovada em uma universidade estrangeira”, explica Anamaíra Spaggiari, diretora executiva da Fundação Estudar.
O curso oferece apoio individualizado aos candidatos que desejam ingressar em universidades estrangeiras, por meio de mentoria com estudantes ou de ex-alunos de universidades americanas e, em casos de necessidade comprovada, auxílio financeiro para cobrir os custos do processo. O Prep Program disponibiliza ainda orientação especializada no processo de application para universidades com bolsas parciais e integrais para estrangeiros, permitindo aos estudante ingressarem nas melhores instituições acadêmicas do mundo, além de aulas preparatórias para os testes padronizados do processo de candidatura.

Pré-requisitos do Prep Program

Para participar do Prep Program 2023, os candidatos devem ser brasileiros; estar cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em 2023; possuir excelente domínio de inglês; não ter ingressado em nenhuma universidade e não ser beneficiário(a) de outros programas gratuitos de preparação para o application.
Os interessados devem preencher um formulário com informações básicas, detalhando suas atividades extracurriculares e prêmios, enviar uma redação em inglês e um vídeo de apresentação, além de realizar testes de lógica e inglês. Após esta primeira etapa, os pré-selecionados participarão de uma entrevista em inglês, online, com a comissão avaliadora do programa.
Todo o apoio aos selecionados será oferecido remotamente, por e-mail, Skype e telefone, permitindo a participação de alunos de todas as regiões do Brasil.

Serviço Prep Program

Data: 10/09

Onde se inscrever: por meio deste link

Custo: gratuito

Modalidade: remota

JORGE RORIZ