Temer pede pressa para criação do Plano Nacional de Segurança Pública

O presidente Michel Temer pediu ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que apresse a implantação do Plano Nacional de Segurança Pública.

A proposta já foi submetida aos secretários nacionais de Segurança e prevê ações para combater o crime organizado, o tráfico de drogas e de armas, com um reforço no policiamento das fronteiras.

O lançamento deve ser feito ainda este mês.

Nesta quarta-feira (04/01)  a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, recebe Moraes para uma avaliação do quadro prisional.

Cármen Lúcia disse que o sistema não aguentaria muito tempo a situação de penúria e descaso. “É uma bomba-relógio prestes a explodir.” A afirmação foi feita em outubro do ano passado.

A ministra presidente do STF, Cármen Lúcia, já  teve reuniões com o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulo Rabello de Castro, e com o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, para discutir um recenseamento dos presídios brasileiros.

 

CONTROLE DAS FRONTEIRAS 

O deputado federal Antonio Imbassahy, publicou no Facebook: “Foi uma barbárie a rebelião que deixou 56 mortos na penitenciária de Manaus. O massacre é atribuído à guerra de facções pelo controle do mercado da maconha e da cocaína, além da entrada de armas nos presídios e a possibilidade de presos perigosos liderarem os demais. O controle mais efetivo das fronteiras, por onde entram as drogas e armas que geram violência dentro e fora dos presídios, é um dos pontos do Plano Nacional de Segurança que será brevemente lançado pelo governo federal”

 

BLOQUEIO TOTAL DE COMUNICAÇÕES NOS PRESÍDIOS

 

JORGE RORIZ