Tucano lidera eleição em São Paulo

O candidato João Doria (PSDB) ultrapassou Celso Russomanno (PRB) na pesquisa Ibope/Estado/TV Globo e abriu quatro pontos porcentuais de vantagem (30% a 22%).João Doria está crescendo nos últimos dias antes da eleição. O Segundo turno deverá ser disputado por Doria e Celso Russomanno.

A ex- petista Marta Suplicy (PMDB) tem 15%  e o atual prefeito  e “poste” de Lula, Fernando Haddad (PT),  está com 10% . A pesquisa é da Data Folha.

Luiza Erundina (PSOL) se manteve com 5%. Major Olímpio (SD) e Levy Fidelix (PRTB) registraram 1%. Ricardo Young (Rede), João Bico (PSDC), Henrique Áreas (PCO) e Altino (PSTU) não atingiram 1%. Votos brancos e nulos somam 12% e 4% dos eleitores não opinaram.

Em todas as capitais e cidades do interior do país a rejeição contra o PT é muito alta. Petistas ou ex- petistas que mudaram de partido estão sem chances.

O Ministério Público pediu à Justiça Eleitoral nesta segunda (26) a cassação do registro da candidatura de João Doria (PSDB),  por abuso de poder político. A ação também acusa Geraldo Alckmin de ter usado a máquina estadual a favor do afilhado.

O promotor cita também a participação do governador em atos eleitorais antes da oficialização da candidatura.

Não existe um prazo para o julgamento da ação.