Turquia e Síria – Terremoto já matou mais de sete mil

 

O terremoto de magnitude 7,8 registrado na Turquia e na Síria nesta segunda-feira, 6, é um dos mais letais em décadas, e foi o mais forte na região desde um terremoto com magnitude similar em 1939.

De acordo com os últimos boletins oficiais divulgados pelas autoridades dos dois países, mais de 7 mil pessoas morreram em decorrência do terremoto..Esse número é do momento e vai aumentar.

Na Síria, 1.602 pessoas faleceram, e 3.640 ficaram feridas, de acordo com os balanços das autoridades de Damasco e das equipes de resgate nas zonas rebeldes.

Ontem (06/02), presidente Luiz Inácio Lula da Silva se solidarizou com as vítimas dos terremotos que atingiram a região central da Turquia e o noroeste da Síria. Mais de 6 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas com os tremores, que derrubaram prédios e causaram mais destruição em cidades sírias já devastadas por anos de guerra.

“Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude. O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia”, escreveu Lula, nas redes sociais.

A Mesut Hancer, turco morador da cidade de Kahramanmaras, mais de 24 horas após o terremoto,r permaneceu sentado ao lado do prédio onde morava, segurando a mão da filha, Irmak, que morreu sob os escombros. Foto de  Adem Altan/ AFP

Ainda milhares de pessoas desaparecidas, e um esforço enorme dos trabalhos de busca para encontrar pessoas debaixo dos escombros.

Um jornalista turco relatou à rede BBC que vem recebendo pedidos de socorro por celular de gente que está soterrada.

“As pessoas ainda estão sob os prédios [desmoronados] e precisam de ajuda”, diz Ibrahim Haskologlu. “Elas estão nos dizendo onde estão e não podemos fazer nada”, diz Haskologlu.

Após 24 horas do epicentro, , ainda acontece tremores.

JORGE RORIZ