UNESCO recebe inscrições para rede de cidades que promovem cultura e indústrias criativas

Até 16 de junho, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) recebe inscrições de municípios que queiram fazer parte da Rede de Cidades Criativas da agência da ONU. O grupo reúne atualmente 116 centros urbanos de 54 países. Com a participação na iniciativa, as cidades se comprometem a colocar as indústrias criativas e culturais no centro dos planos de desenvolvimento locais.

Outro objetivo comum ao conjunto de municípios — do qual já fazem parte Salvador, Santos, Curitiba e Florianópolis — é o compromisso com a cooperação a nível internacional com outras cidades. A Rede foi criada em 2004 para estimular parcerias entre centros urbanos que reconheceram a criatividade como um caminho estratégico rumo ao desenvolvimento sustentável.

O programa é uma das principais iniciativas da UNESCO para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), e da Nova Agenda Urbana, no âmbito local. Saiba mais sobre a Rede clicando aqui (em inglês).

Todas as inscrições devem ser enviadas por e-mail para ccnapplications@unesco.org, utilizando o formulário de inscrição oficial de 2017 — disponível em bit.ly/2lzERgx — e que deve ser recebido pelo secretariado da UNESCO até meia-noite (hora da Europa Central) do dia 16 de junho. Inscrições recebidas depois desse prazo, incompletas e/ou recebidas em formato diferente não serão avaliadas.

Seguindo o processo de avaliação realizado por consultores internos e externos, com peritos independentes e as cidades-membros da Rede, a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, nomeia as Cidades Criativas da UNESCO. O anúncio dos municípios nomeados em 2017 será publicado no site da UNESCO no dia 31 de outubro deste ano.

A UNESCO destaca que, a fim de fortalecer o equilíbrio geográfico da rede, a chamada de 2017 para novos membros da Rede propõe um quadro de cooperação específico para cidades candidatas da África, ainda sub-representada no grupo.

Acesse a chamada da UNESCO na íntegra clicando aqui.

Fonte: UNESCO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

JORGE RORIZ