Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

Vacina da Pfizer é eficaz na primeira dose

Dois estudos divulgados nesta semana indicam que a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Pfizer e pela empresa alemã de biotecnologia BioNTech, a BNT162b2, já tem eficácia após a aplicação da primeira dose e pode ser mantida em geladeiras (2 a 8 graus) por até cinco dias, ou ainda em congeladores (-25 a -15 graus) por duas semanas.

Uma das principais barreiras para distribuir a vacina já pronta é a necessidade de conservá-la em ultracongeladores em temperaturas muito baixas (-80 a -60 graus). Em um comunicado publicado nesta sexta-feira (19), as desenvolvedoras do imunizante afirmam que estudos de estabilidade da substância mostraram que ela poderia ser mantida em temperaturas superiores antes de ser misturada a um diluente salino, que faz parte da composição final.

“Nossos dados mostram redução precoce substancial nas infecções pelo Sars-CoV-2 e da Covid-19 sintomática após a primeira dose da vacina. Essa redução precoce nas taxas de Covid-19 fornecem suporte para atrasar a aplicação da segunda dose em países que enfrentam escassez do imunizante, de forma a permitir uma cobertura maior da população com uma única dose. Acompanhamentos mais longos para entender a efetividade da dose única são necessários para embasar uma política de atraso na aplicação da segunda dose”, escrevem os pesquisadores no artigo.