Vacinação no Brasil é uma vergonha

Vacinação no Brasil é uma vergonha

Apenas 5,17% da população brasileira recebeu a segunda dose da vacina contra Covid e o desgoverno diz que somos o 5º do mundo que mais vacina. ISSO É MENTIRA. O que vale é a proporção do número da -população com o número de imunizados com a segunda dose.

A deputada Bolsonarista, Carla Zaambelli comemorou no Twitter que o Brasil  vacina um milhão de pessoas por dia. Isso é outra mentira, o Brasil só atingiu essa marca, três dias. Nossa média diária de vacinados dificilmente tem superado, 500 mil doses. Nos EUA, são vacinados 4 milhões de pessoas por dia.

O Brasil com dois institutos respeitados no exterior, fabricantes de vacinas, possui capacidade para vacinar até dois milhões de pessoas por dia, mas isso não ocorre porque falta doses e os grupos convocados para vacinação são limitados.

Como somos líderes mundiais de morte diárias, a nossa vacinação  deveria estar acelerada se o presidente Bolsonaro tivesse comprado vacinas no ano de 2020. Após muita pressão, ele fez  a compra de vacinas ( além das conveniadas com o Butantan e a Fiocruz)   no mês de março deste ano  para serem entregues em sua maior parte entre setembro a dezembro de 2021.

Somos 5º na quantidade  de vacinas aplicadas. Mas o Brasil tem 219 milhões de habitantes  e a imunização de 5% disso é muito pouco.

Jorge Roriz